A leitura e os brasileiros


O déficit na leitura no Brasil é um problema comumente relatado pela grande mídia. A BBC, por exemplo, elaborou uma matéria no final do ano de 2013 para divulgar a pesquisa da OCDE quando apontou que os brasileiros ocupam a posição 55 de 65 países no que se refere à leitura, matemática e ciências.

Como se já não bastasse, o PISA revelou, de acordo com matéria da BBC, que quase metade dos brasileiros estão abaixo do nível de competência mínimo de leitura. O brasileiro médio além de não ler, não possui o subsídio básico para, quando um dia decidir ler, ser capaz de associar ideias às palavras - de fazer relações de significante-significado num enunciado.

O hábito da leitura não será revertido com o incentivo midiático maçante e rotineiro de cada dia; até ajuda, mas não resolve. Qual é o diagnóstico? Ninguém apelou para o egoísmo e ou o espanto do leitor ainda: não é dizer "leia porque você só terá benefícios com isso, mas sim "leia, pense ou fatalmente, se você não fizer, alguém, que faz o que tu se isenta de fazer - ler e pensar -, o manipulará. No mínimo, para sair da situação que você se encontra, apenas leitura será capaz de te salvar do habitat pobres de cultura.".

Na entrevista no Roda Viva, o sociólogo Roberto Da Matta foi indagado por algum entrevistador(a) (Marília Gabriela, se não me engano) sobre como ele enfrentou a perda do filho. Da Matta declarou que ele enfrentou uma profunda tristeza, um estado depredatório de sua integridade emocional que o colocou pra baixo. Segundo ele o que o salvou daquela situação foi o mergulho dado nos escritos do histórico psicanalista Sigmund Freud. Os livros o salvou das garras da depressão e o emergiu a uma condição mais forte e sólida.

Os livros são a liberdade do cárcere da ignorância. Se o livro é o universo, as palavras são os átomos, e as frases, células. Mas e o ser humano? Este é, na verdade, à luz do livro, dono do deu destino. Aquele capaz de ler no universo das palavras e mediante reflexão alterar o curso de sua vida com o novo conhecimento adquirido. Surge da leitura de um universo de frases a constituição de um universo paralelo a ele. Um universo paralelo agora conduzido pelas ações de seu criador: o leitor.

Referências


BBC. Brasil melhora mas ainda é um dos últimos em ranking de educação. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/12/131203_ocde_educacao_fl.shtml


Roda Viva. Entrevista com Roberto Da Matta. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MZZdNxETx8g

0 comentários