A inovação é um atributo que de acordo com Peter Drucker é preponderante para a sobrevivência e evolução empresarial, mas também profissional e individual. Para Drucker "(...) é o meio através do qual um
espírito empreendedor cria novos recursos de produção de riqueza" e acrescenta "ou desenvolve com os recursos já
existentes, um potencial refinado para a criação de riqueza.". O que faz este meio ser tão fundamental? O que distingue empresas que praticam a inovação das demais ausentes da prática?
Ao se procurar uma explicação lexical, inovar advém da palavra latina innovo, em suma: ideia,
método, objeto, processo, função etc. que ao criado possuirá pouca similaridade com
algo anterior. Inovar é, de certa maneira, apresentar um ponto de ruptura: com a inovação produzida, rompe-se com o passado, no presente, para determinar o futuro.
Peter Drucker: a inovação é fundamental para a sobrevivência da empresa e aumento de competitividade. Foto: Claremont Graduate University |
Guy Kawasaki, especialista em
marketing definiu inovação como “(...)
criar algo antes que as pessoas perguntem por isto” e acrescenta que “renovação é
pegar o dinheiro que se fez através da inovação e desenvolver a empresa”. Mas o que ajuda a “(...) criar
algo sem que as pessoas perguntem por isto”? É aprender a se comunicar com o
cliente em um nível além do que ele diz necessitar, é identificar no seu modo de
viver as necessidades que podem ser atendidas de forma nova, criativa, seguindo o que Peter
Drucker se explica como o "escutar o que não está sendo dito", ou seja, ir além da fala: buscar a relação dos indivíduos com o mundo.
Ao se afirmar que inovar é pensar
no futuro, é compreender que ao atender bem essas necessidades com originalidade, um grau de ruptura existirá com o passado e a perpetuação da Organização aumenta; o nível de competição após uma
inovação de ruptura também tende a crescer, mas ruptura ou não, no meio dessa nova competição surgirá, sem dúvidas, uma nova inovação. Inovar é pensar em garantir no futuro, aqui no
presente, as ideias do passado que se deseja romper.
Belo começo para o blog. Gostei do texto, é bastante norteador.
ResponderExcluirE aproveitando o ensejo porque não falas de paradigmas? Seguindo esse contexto ficaria bem interessante. Apenas um pedido de seu leitor rs.
Boa sorte caro Joir.
Obrigado, Lucas! Ao longo do tempo escreverei sobre pardigmas, paradoxos, dilemas etc. Tem muita situação que nos deixa sem saber o que fazer e nós sabemos muito bem que a administração pode nos ajudar a decidir. Valeu pelos desejos! Agradecido em saber que tenho um leitor da qualidade como você, colega.
Excluir